11 2207 77770800 774 4110

Av Carlos de Campos, 536 - Pari - São Paulo - SP - 02063-000

Blog

V Meeting Abrasfid

GRUPO VIDAS APOIA EVENTO EM PROL DA FISIOTERAPIA DOMICILIAR
O V Meeting Abrasfid aconteceu no dia 17 de outubro no Radisson Hotel, em São Paulo

A 5ª edição do Meeting da Associação Brasileira das Empresas de Fisioterapia Domiciliar (Abrasfid) reuniu todos os players da atenção domiciliar, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, gestores de operadoras de saúde e de empresas de home care, além de estudantes da área de saúde para debater os avanços, os desafios e as perspectivas da fisioterapia domiciliar. Foram mais de 210 participantes, de acordo com a organização do evento.

O Gerente de Qualidade e Segurança Assistencial do Grupo Vidas, Roberto Corrêa Leite, foi convidado para ser o mediador de um dos painéis do V Meeting Abrasfid e afirma que esses encontros ampliam a visão assistencial do profissional e fortalecem o compromisso com os pacientes, famílias e operadoras de saúde. “A nossa relação com a Abrasfid consolidou-se por meio da necessidade constante de manter os profissionais atualizados com as novas tendências do mercado, pois percebemos como é importante garantir a entrega de um cuidado seguro e com qualidade. Considerando a excelente trajetória acadêmica e profissional dos palestrantes, o evento contribuiu significativamente para o progresso da Atenção Domiciliar e integração da equipe de saúde que atua em domicílio, favorecendo a capacitação de todos os profissionais desse setor, em especial do fisioterapeuta - protagonista desse evento, que entre outras funções, auxilia na promoção, inclusão, melhoria da qualidade de vida, preservação e reabilitação do paciente”.

O gestor de fisioterapia do Grupo Vidas, Daniel Lourenço, que atua com fisioterapia domiciliar desde 2003, também prestigiou o V Meeting e destaca que essas ações têm sido fundamentais para realizar os ajustes necessários para o crescimento da área. “Os desafios são constantes, mas o principal deles é a educação continuada junto aos profissionais que atuam nesse seguimento, por isso entendo que é de suma importância o trabalho que vem sendo realizado pela Abrasfid. Optei pela fisioterapia domiciliar pelo desejo de participar dessa mudança de paradigma. A única alternativa do paciente era o ambiente hospitalar até o seu reestabelecimento por completo e com o serviço de home care podemos proporcionar um atendimento personalizado no conforto do lar. Trabalhei prestando serviços à Vidas Home Care por mais de 10 anos e pude acompanhar toda a trajetória de expansão do grupo - comprometido com a segurança do paciente e qualidade no atendimento prestado. Hoje, tenho a grata oportunidade de fazer parte dessa equipe e apoiar esse relevante projeto que agrega conhecimento e gera o aperfeiçoamento do setor”, comemora.

Para o presidente da Abrasfid, Wendel Santiago, esse meeting superou todas as expectativas e o balanço é positivo. “O evento foi marcado pela presença do Diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e contou com a participação de ilustres autoridades políticas e do representante de nosso Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO). Neste mês, completamos nossos primeiros cinco anos de história e durante esse período acredito que conseguimos colocar a Fisioterapia Domiciliar no ”mapa” da atenção domiciliar, trabalhando fortemente em prol da valorização de nossa profissão. Temos ainda grandes desafios a serem solucionados, um deles é a ausência de regulação. Há um número crescente de judicializações permitindo excessos e impactando na geração de recursos dentro de nosso setor. Ademais, vivemos tempos em que a valorização remuneratória está acima da valorização profissional e o nosso sistema atual ‘fee for service’ está com os dias contados. O modelo de performance e qualidade está chegando na saúde e vejo isto com muita preocupação, afinal a qualificação técnica será soberana e o profissional melhor qualificado deverá ser melhor remunerado, já que com essa mudança um tipo de tratamento de um paciente que hoje é realizado em 12 meses ou mais, com qualidade podemos abreviar para 3 ou 4 meses, proporcionando ao paciente melhor resultado”.

Do ponto de vista da advogada Karina Gonzalez Simonetti, do Gonzalez & Simonetti Advogados Associados, e palestrante do painel que tratou sobre Implicações Jurídicas e a Importância do Compliance na Atenção Domiciliar, essa última edição foi a mais importante já realizada pela Abrasfid. Formada há 22 anos e com expertise de mais de 15 anos de atuação na área da saúde, a especialista observa que hoje existe uma visibilidade maior no que se refere à atenção domiciliar. “O meeting tem esse propósito de reunir pessoas que somam informações, conhecimentos e experiências profissionais para que haja um fortalecimento do setor. O nosso escritório foi se especializando com o tempo e o que nós percebemos é a falta de regulação de uma legislação específica para tratar do home care, que é uma atividade relativamente recente e que está em expansão no Brasil. A tendência é a melhoria, a formalização e a otimização dessas leis. Com muito orgulho, nós compartilhamos a nossa vivência, as particularidades do setor, a personalização do atendimento e os protocolos para que tenhamos um serviço especializado e orientado juridicamente para que haja redução de risco e aprimoramento do trabalho. Conhecemos a rotina do home care, a sazonalidade da atenção domiciliar no que se refere ao paciente, as dificuldades e as benesses da AD e o apoio jurídico faz com que as empresas  também tenham resguardo para tomar as medidas sempre com uma preocupação de não fazer nada fora daquilo que a lei prevê”, comenta.

O V Meeting foi um sucesso e Santiago faz planos para o ano que vem. “O Grupo Vidas é um grande apoiador de todas as ações do setor da atenção domiciliar e seguramente é uma das maiores empresas de AD do país, pautada em resultados, evidência, processos sólidos e sempre colocando o paciente no centro do cuidado, quesitos que norteiam também a nossa entidade. Por isto nossa parceria é a melhor possível e com certeza em 2020 estaremos juntos em novos e audaciosos projetos em benefício das necessidades de nosso setor”, finaliza o presidente da Abrasfid.
 
« Voltar